quinta-feira, 1 de maio de 2014

Oprisco


Quer um artista como referência? Lhes apresento Oleg Oprisco, de Lviv (ou Leópolis, segundo minhas pesquisas posteriores), Ucrânia. Ele é responsável por fotografias surreais de tirar o fôlego, onde modelos posam em cenários que remetem sonhos e contos de fadas. Porém, há uma diferença que separa Oprisco de artistas similares: ele utiliza uma câmera antiga de filme que, segundo ele, custou em torno de R$100.
O fato do fotógrafo utilizar uma câmera de filme significa que tudo o que você vê nas fotografias teve de ser criado na realidade - nada pode ser feito digitalmente. "Eu achei ideal criar tudo sozinho. Um conceito surge e crio o figurino, escolho a localização e dirijo o cabelo e a maquiagem" explica Oprisco para o site Bored Panda. "Antes do ensaio fotográfico, eu planejo todo o esquema de cores. De acordo com a paleta de cores escolhida, eu escolho as roupas, localização, etc., me certificando de que tudo fique dentro de uma gama de cores". Ele usa uma Kiev 6C e uma Kiev 88 com filme de formato médio e uma variedade de lentes.




"Cada uma de minhas fotos é uma cena da vida real. Essa é a fonte perfeita de inspiração para mim e há muita beleza nisso."




"É claro que há minhas próprias mudanças que adiciono a realidade, como os personagens, localização, iluminação... Eu estou constantemente envolvido em uma busca de inspiração e ideias."




"Eu frequentemente dou workshops e é muito engraçado sentar em frente a muitos fotógrafos com câmeras e lentes de R$4000 - R$6000, e na minha mesa uma Kiev 6C, que vale em torno de R$100."




"A pós-produção leva muitas horas, mas nenhuma quantidade de photoshop pode transformar uma foto ruim em uma foto boa. Essa é uma boa regra para se saber. Por isso, em minhas fotos, há somente correção de cor e poeira."




"Eu uso uma Kiev 6C e uma Kiev 88 com lentes de 90mm/2.8, 180/2.8 e 300/4.0. Minha lente preferida de todos os tempos é a 300/4.0 por Meyer Optik Orestegor. Utilizo filme de formato médio."




Oleg se interessou por fotografia a partir dos 16 anos - ele começou fotografando amigos e conhecidos. "Aos 18 anos, me mudei para Kiev, onde me tornei assistente de um fotógrafo famoso de anúncios. Trabalhos juntos por quatro anos, mas aquele trabalho não me trouxe prazer. Não havia criatividade, apenas comércio. Aos 23, eu comecei de rabiscos, tirando minhas próprias fotos."




Oleg tem alguns conselhos para fotógrafos iniciantes: "Fotografe, fotografe e fotografe mais um pouco. O que mais a dizer? Largue seu trabalho e fotografe...se você sente que é isso que quer. Liberdade, felicidade, dinheiro... tudo vai vir depois que você se soltar e fotografar."

O que acharam? Incível né? Para mais informações:
Facebook do trabalho de Oprisco

Fonte: Bored Panda




Nenhum comentário:

Postar um comentário